Visitantes

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

TEOLOGIA
Theos = Deus, divindade, divino 
Logia = Estudo, pesquisa
[Especialistas em conhecimentos aos estudos dessas relações]


Geralmente ao falar que você é um teólogo ou que simplesmente estuda Teologia, a primeira impressão que se tem é, de alguém velho enrustido, trancafiado dentro de uma casa velha, isolado na sua subjetividade, debruçado em obras clássicas de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, etc. Qualquer pessoa pode ser teólogo, mas isso nem de longe significa que ela seja um religioso ou religiosa.Na verdade, um teólogo é uma pessoa bem mais próxima de nós do que pensamos! 

O dia 30 de novembro foi instituído como: Dia do Teólogo, pela LEI 4.504 de Janeiro de 1991. Em todo Brasil essa data é marcada por comemorações e atividades. Um dia para homenagear aqueles que, se dedicam ao discurso de fé acerca de tudo quanto se relaciona a Deus, aos propósitos divinos, às relações entre Deus e o homem e à Bíblia.

Hoje, é cada vez maior o números de teólogos nos meios acadêmicos. A recente redescoberta da leitura teológica do mundo, nas áreas de ensino voltadas para o conhecimento do comportamento humano é geral entre ciências sociais, filosofia e sociologia.

Nós, Igreja Católica, defendemos o uso da Teologia enquanto ciência, o estudo racional, mas sempre na obediência à fé, que estuda sistematicamente  com método na "Revelação Divina", na sua totalidade.

A teologia aparece pela primeira vez no pensamento grego, através de Platão, no diálogo "A República" para referir-se à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia, feita por seus conterrâneos. A teologia dogmática (conjunto das verdades reveladas por Deus) - conhecida como Teologia Fundamental, está englobada pela Teologia Sistemática.

Estudar e analisar o fenômeno das religiões do mundo e sua influência sobre o homem do ponto de vista antropológico e sociológico, é buscar  compreender e explicar  de que forma (tempo/história) as modificações do homem integrado na sociedade foram se desenvolvendo. Além do estudo, é preciso estar impregnado por um amor cada vez maior à verdade.

São Tomás de Aquino foi um grande Teólogo e filósofo escolástico, certa vez ele escreveu: "Não permitas que eles falem de uma Teologia que não seja encarnada e sempre reveladora".  A  reflexão não pode ser abstrata, distante da vida. A influência  de Tomás no pensamento ocidental é considerável à filosofia moderna, ao contrário de muitas correntes da Igreja na época. Tomás abraçou diversas ideias de Aristóteles e sintetizou a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo. A obra mais importante de São Tomás de Aquino foi: "Suma Teológica" (em latim: Summa Theologiae).

Chamado de "Doctor Communis" pelo Papa João Paulo II na encíclica 'Fides et Ratio' - A Fé a razão', o Pontífice lembra que Santo Tomás de Aquino sempre é tido pela Igreja como mestre do pensamento e modelo do modo correto de entender Teologia. Não estudar São Tomás de Aquino é não compreender o Magistério da Igreja.


A Igreja Católica, em seus dois mil anos de existência, foi riquíssima pelo número de Teólogos que despontaram em seu meio, eminentes em santidade e sabedoria, dentre eles: Santo Antão e Santo Agostinho.

Pois bem, sabemos que a modernidade foi influenciada pela racionalidade crítica, a partir do pensamento de Descartes e Kant, teria sido esse o momento de substituição da racionalidade metafísica da neoescolástica? Ou o enlace à razão sempre esteve atrelado aos Evangelhos?
Se o pós-modernismo foi a resposta ao modernismo, contudo podemos pensar que esse pensamento levou as pessoas ao esoterismo, pois vivemos um tempo, onde se valoriza qualquer coisa que tenha interpretação rápida sobrenatural da realidade. Contudo, a quem acredite que, a pós-modernidade seja apenas um modismo. Seria mesmo? E essa mudança substancial de hábitos? E esse novo conjunto de valores? Principalmente moral, ético e religioso?

Santo Tomás de Aquino descreve a sua ética baseada na razão proveniente do seu objeto, Deus. Afirma que a finalidade do homem é reconhecer a consciência de seu fim. Sendo ele, dotado da razão que unida à espiritualidade inata, o coloca no âmbito moral. Isto é Teologia!

Como ciência, a teologia, na Europa floresceu a partir do século XI. No Brasil, a Teologia era vista apenas para formação de líderes, especialização eclesiásticas, etc.
Seu reconhecimento é muito recente, surgiu em 1999, quando o Ministério da Educação entendeu como área específica do conhecimento humano, essa ação fez com que, o Brasil recuperasse seu atraso em relação à Europa, que, há muito disponibilizava dezenas de faculdades especializadas na formação de teólogos.

Continuarei estudando os valores humanos e princípios religiosos, atualizando-me nas questões sociais polêmicas, de forma a continuar contribuindo com a sociedade, podendo assim, avançar para águas mais profundas! São inúmeros os questionamentos e reflexões, e que bom, que são numerosos!

 Meu reconhecimento a todos os profissionais!


Conheça um pouco da Lei 144, de 2005 , que dispõe sobre o exercício da profissão de Teólogo, e dá outras providências.




Um comentário: