Visitantes

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Rádio sobreviveu e a Amplitude Modulada também sobreviverá!


 [Há três anos, a presidenta Dilma Rousseff, assinava um decreto autorizando às emissoras de rádio AM, migrarem para a faixa de FM.]

A medida beneficiará cerca de 1.700 rádios AM de todo o Brasil ou 90% do total, melhorando a qualidade da recepção para os ouvintes. A mudança para uma nova faixa de frequência nesses veículos AM-FM terá uma condição de estado melhor, abrandando a qualidade do som e aumentando o alcance do áudio. O decreto agora foi regulamento, podendo assim começar a migração. Segundo o Ministério das Comunicações, a expectativa para o Brasil é favorável e a migração caminha de acordo com o previsto. O prazo para que as emissoras assinem o contrato é até o final do ano corrente. Com a migração da TV para digital, sobrarão faixas e essas faixas serão  destinadas para que a rádio AM vire FM, em muitos lugares já é possível ter a liberação imediata

Pra quem gosta de ouvir o futebol através do rádio, os programas culturais de raízes, acompanhar o noticiário, ou até mesmo um programa interativo, a notícia é boa: O estilo de cada emissora não deve mudar. Um programa da AM, vai chegar mais longe e com uma ótima qualidade.

A ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) destaca a importância da migração, elogiando o novo sistema eletrônico do Ministério das Comunicações na desburocratização dos processos - o que facilitará principalmente para os radiodifusores.

AM significa "Amplitude Modulada", nesse tipo de frequência,  a amplitude -  força da onda- que é mudada. Uma das vantagens das emissões em AM é a sua capacidade de propagação, que permite, com um emissor de potência relativamente baixa, atingir longas distância, devido à refletividade das ondas eletromagnéticas (ou hertzianas) numa região atmosférica eletrificada chamada ionosfera e pela superfície da terra.

FM significa "Frequência Modulada", nela não é a amplitude que é modulada, e sim a frequência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam frequências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam frequências mais baixas. Desse modo os rádios FM são menos sujeitos a interferência causada por "ruídos" eletromagnéticos (raios ou mesmo emissões de estações de rádio, TV ou radioamadores etc.), mas não tem o alcance da AM.

No dia 27 de Julho de 2006, foi sancionada a Lei nº 11.327, que instituía o dia de hoje, 07 de Novembro, como o dia oficial do Radialista. Data, sem dúvida nenhuma, mais que especial, data natalícia do compositor, músico e radialista, saudoso Ary Barroso. Um dos grandes nomes do rádio brasileiro. O compositor de Aquarela do Brasil, patrono dos radialistas completaria hoje 110 anos.
Um Salve, á migração AM para FM, aos radialistas de todo o Brasil e modo especial ao eterno radialista Ary Barroso. Obrigado Ary! Por deixar como herança, uma obra tão vasta e rica, capaz de demonstrar a riqueza deste País. 



Uma curiosidade:A canção Aquarela do Brasil, é considerada como hino alternativo. Nas trilhas sonoras de filmes de Hollywood, a canção já foi gravada 53 vezes. No Brasil, são mais de 100 interpretes.






Um comentário:

  1. Melhorar, cada vez mais, o "Rádio" no Brasil é possibilitar a difusão da nossas tradições e culturas, que sempre foram uma importante marca das transmissões em AM. Parabéns, pelo brilhante artigo e felicidades aos radialistas do nosso País, pelo seu dia.

    ResponderExcluir