Visitantes

sexta-feira, 10 de junho de 2016

João Gilberto completa seus 85 anos!

Engana-se quem pensa que respeito é só para autoridades. Aliás, aqui no Brasil a boa parte de "suas autoridades" perdeu o respeito há tempo. Está aí um homem completamente respeitado dentro e fora do seu país. Ícone de movimento musical sofisticado que surgiu no fim dos anos 50, conhecido como o "Pai da Bossa Nova", João Gilberto de Prado Pereira de Oliveira, completa hoje, 10 de Junho seus 85 anos.Cantor, compositor, violonista ele  é considerado uma lenda viva.

Artista não famoso, não tem rosto conhecido, não está nas redes sociais, nas rádios e programas de TV, (não está, mas já esteve) o seu nome não é conhecido por todos. Artista incomparável, gênio da Música Popular Brasileira - João é peculiar reinventou seu instrumento criou sua própria batida, inovou para sempre o conceito de MPB. Canta baixinho como se estivesse conversando pronunciando cada sílaba, desnudou as canções á sua simplicidade máxima e através da sutileza dedicou muitos anos de estudo para chegar a esta simplicidade.

A quem compare João Gilberto com Greta Garbo, mas, há também aqueles que o considera rabugento, ranzinza e chato. Bom, aqueles que apreciam música de alta qualidade tem maior condição de fazer análise crítica do cantor.

Seja qual for a opinião acho que João pouco importaria em saber.

Nascido em Juazeiro (BA) filho de um homem de negócios e também maestro, João participou das atividades de um conjunto vocal, depois da dissolução passou a produzir-se como cantor e violonista e assinou contrato com a gravadora Odeon. O sucesso de João Gilberto é incontestável. Todos os grandes nomes do Jazz, Stan Getz, Dizzy Gillespie, Zoot Sims etc; inspiraram-se nos seus discos e gravaram suas ultimas novidades.

João levou a Música Popular Brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão, ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy em meio a beatlemania. Seus shows, quando anunciados, tinham ingressos esgotados nas primeiras horas de venda.


Aos 14 anos João ganhou o primeiro violão do pai,aos 18 anos começa a vida artística no cast da rádio Sociedade da Bahia, onde gravou com orquestras. João chega ao Rio de Janeiro aos  19 anos e atua na rádio Tupi. Em 1953 João tem sua primeira canção gravada: "Você esteve com meu bem" em parceira com Russo do Pandeiro, nesse época conheceu Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Jonnhy Alf...

Em 1955 João vai para Porto Alegre e se dedica ao estudo do violão. Em 1957 no Rio de Janeiro João mostra sua nova técnica aos músicos, e em pouco tempo influência toda geração de arranjadores. Em 1959, João estoura com o sucesso de "Chega de Saudade", o disco que mudaria toda a geração de João e as gerações futuras entre nomes como: Caetano Veloso, Edu Lobo, Francis Hime, Paulinho da Viola...

João sintetizou a MPB em seus termos fundamentais: Ritmo, batida, harmonia... Participou de inúmeros festivais dentro e fora do Brasil, apresentou-se para 1500 pessoas na Universidade de Mackenzie, várias apresentações no Au Bon Gourmet em Copacabana, Concerto no Carnegie Hall em Nova Iorque, composições de João, começam a chegar na França, nesta época João se apresentava no Uruguai e Argentina. Em 1963 sai em turnê pela Europa, volta à Nova Iorque, depois parte para o México. Em 1979 João Gilberto volta para o Brasil e não para mais. Entre festivais nacionais e internacionais, lançamento de discos, apresentações, estudos, especial para TV, etc. Em 1998 volta a se apresentar no Carnegie Hall, onde foi considerado "O homem mais coll do mundo". 

Em 2000 lança o álbum "João Voz e Violão". Em 2001 recebe outro prêmio Grammy, na categoria de melhor Álbum de World Music. Neste mesmo ano se apresenta no Festival Internacional de Jazz e Montreal, no Canadá. Em 2002, lança o CD "Live at Umbria Jazz", gravado em 1996. Em 2003 recebe o prêmio "Della Crítica Heineken", na Itália. Realiza uma turnê no Japão e em 2004 lança o CD João Gilberto in Tokyo, ao vivo. Em 2005 recebe a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.

Qualquer músico brasileiro pós-1958 foi reinventado por João Gilberto. Isto é, João alterou de forma irreversível o DNA da Música Popular Brasileira. É difícil encontrar na história da música algum movimento que é atribuído a um nome. João Gilberto fez isso com a Bossa Nova.

Atualmente João Gilberto vive em uma suíte no Copacabana Palace, nunca sai e raramente é visto. E para aqueles que gostam e acompanham a vasta e rica obra do cantor contenta-se com uma ou outra foto postada no Instagram da sua filha, a cantora Bebel Gilberto, com curtíssima legenda e esporadicamente uma matéria rasa no jornal.

Segundo Ruy Castro, autor do livro "Chega de Saudade", sobre a Bossa Nova, João, tem hábitos fixos. Acorda ás cinco horas da tarde, almoça quase meia-noite e janta ás sete da manhã. João Gilberto odeia alterações em sua rotina.

Segundo Marco Antonio Bompet, namorado de Nara Leão, João passava o dia tocando violão no banheiro, de pijama. Ele acreditava que a acústica do local era a mais favorável. Dizia: "Não se pode machucar o silêncio, que é sagrado".

Talento deste quilate só aparece de 50 em 50 anos!

Vida longa a João Gilberto, magnífico talento do nosso país. Orgulho para a Música Popular Brasileira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário