Dica
Sistema de Iluminação Pública
A iluminação dos equipamentos é de suma importância para que os locais continue iluminado e o consumo seja controlado. No caso da falta de manutenção do ponto, os componentes podem eventualmente funcionar indevidamente, podendo acarretar um acréscimo de consumo ou causar desligamento, sem nenhuma razão aparente. Um exemplo disto, é que o relé passa a funcionar incorretamente em razão da leitura da luminosidade, acionando a lâmpada durante o dia e levando ao desperdício de energia.
Outro aspecto que pode reduzir o consumo é a diminuição do período de funcionamento de certas lâmpadas em locais onde fluxo de pedestres é ocioso.
Portanto, o centro estaria iluminado completamente e locais poucos movimentados a partir de certos horários poderia desligar ou diminuir a sua iluminação.
Para que seja possível este ganho, torna-se necessário um investimento de relés temporizado nos locais onde o fluxo de pedestres é baixo. Estes relés poderão ter uma programação de funcionamento menor que os atuais, gerando redução no consumo.
Uma outra sugestão seria expandir a iluminação pública com maior controle de consumo, que com as necessidades bem mais convencionais, sendo totalmente imprescindível que o consumo, dispensando gastos com equipe de manutenção; mas a capacidade de geração de energia elétrica do país não pode crescer na mesma velocidade.
Flávia Couto Basso.
A preocupação com a eficiência energética deveria ser um pressuposto de todos os governantes - já que tudo demanda energia. Parabéns por trazer discussão à tona.
ResponderExcluir