Visitantes

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Educação Ambiental
O cuidado com as Abelhas

As abelhas tem funções muito além de apenas produzir mel. poucas pessoas sabem, mas pelo menos 65% dos nossos alimentos vegetais dependem - direta ou indiretamente - das abelhas para se reproduzir. Encarregada da polinização de mais de 120 mil tipos de plantas floríferas no planeta, as abelhas são parte essencial no processo de produção de alimentos vegetais. Se não fosse pelas abelhas, muitas plantas não resistiriam, uma vez que a polinização industrial ainda não é uma realidade tão avançada. Sem abelhas, você castra as plantas e elas deixam de existir também, o que é um péssimo negócio. Esses insetos promovem o seu maior impacto na biodiversidade e na produção dos alimentos: 35% das lavouras e 94% das plantas silvestres dependem dessa atividade.

As reclamações sobre o declínio do número de abelhas em centro de criações apicultoras, espaços naturais e até mesmo em plantações, cresce  cada vez mais desde 2006. Dados apontam que, de 2012 1 2013, 31% das abelhas nos EUA desapareceram. O físico Albert Einstein disse que: "Se as abelhas desaparecessem, a humanidade seguiria o mesmo rumo em um período de 4 anos". Isaac Newton, também concordou.

Apicultores gaúchos e catarinenses relatam desaparecimento de abelhas em níveis inéditos. Alguns produtores registram altas perdas na produção de mel. Pesquisador diz que uma das causas do fenômeno pode ser a influência de lavouras transgênicas.

A disseminação do uso de pesticidas, enfraquecem as colônias, e a ação de parasitas, como o ácaro, que ataca o organismo do inseto e afeta o sistema respiratório. Entretanto, há consenso entre os estudiosos da área de que não existe apenas uma razão (ou duas), e sim um somatório que acabou por construir um cenário cruel para os insetos. As abelhas estão perdendo seu habitat quando florestas e jardins dão lugar a construções ou mesmo a plantações de uma única cultura - a espécie necessita de alimentação variada para sobreviver.

No Brasil, não há estudos aprofundados sobre o impacto dos transgênicos no ecossistema. Outra possível causa seria o aquecimento global. O sistema de orientação das abelhas funciona por meio dos olhos. As abelhas dependem da luz solar para encontrar o caminho de volta para as colmeias. O aumento da incidência de raios ultravioletas poderia, assim, ser uma das causas do desaparecimento  - e até mesmo o sinal dos celulares.

Apicultores indicam que as abelhas espontaneamente abandona suas colmeias, desprezando suas larvas e deixando tudo para trás, em debanda. Relatos de partidas como essa foram registrados ao redor do mundo, em pelo menos três continentes. Como sabemos, a causa não é certa, a suspeita baseia-se apenas em pontos genéricos, sem ligação direta, como poluição, urbanizações de pontos naturais, que funcionam como repelente nas abelhas.

Apesar de serem relatos e dados que assustam, a preocupação ainda não está em nível crítico. O assunto ainda não é um apocalipse animal, já que existem muitas espécies de abelha em todo o mundo. De qualquer forma o declínio afeta diretamente o setor alimentício, o que já é motivo suficiente para incomodar.

O que atrai a abelha?
O néctar e o pólen das flores. O néctar é rico em açúcares que são utilizados como alimento pelas abelhas. É sua fonte de energia. O pólen das flores serve para seu suprimento de proteínas e gorduras de que necessita. As abelhas enxergam cores e são atraídas por flores de cor azul, rosa, púrpura, amarela, branca e violeta.


Parafraseando Mário Quintana: "O segredo não é correr atrás das 'Abelhas' é cuidar do jardim". Por isso, é muito importante pensar nas flores para paisagismo urbano, áreas de jardins particulares, parques, hortas de escolas, propiciando assim diversos lugares espalhados pela cidade que fornecerão alimento para os insetos.

As picadas dolorosas e o zunido insistente no ouvido fazem com que, geralmente, as abelhas não sejam lembradas de maneira amistosa e isso não é nada, perto do trabalho que executa para garantir a existência e grande parte dos alimentos que chegam á nossa mesa.

As abelhas trabalham duro para alimentar suas crias, organizam-se em colônias e até se preocupam com a higiene e a segurança de suas casas. É fácil identificarmos com ela! 


Curiosidades:

As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores.
Uma colmeia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas.
As abelhas produzem o mel dentro da colmeia para servir de alimento. A geleia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha.

Uma abelha pode produzir, em média, cinco gramas de mel por dia.









Um comentário:

  1. Alerta, mais que necessário! Está é uma questão seríssima. Parabéns pela pertinência dos assuntos que aborda.

    ResponderExcluir